Sobre Vinhos - 29 de abril, 2021

10 Curiosidades sobre vinhos que você precisa descobrir

Hoje vamos falar de curiosidades sobre vinhos que vão fazer você se encantar ainda mais por essa bebida milenar que já acompanha a humanidade por décadas!

curiosidades sobre vinhos

1 – O vinho verde não é verde


Lá nas margens do Rio Minho, em Portugal, há uma região denominada Vinho Verde, ou seja, a denominação de origem é que dá nome ao vinho. Portanto, ele pode ser branco, tinto e até rosé, menos verde.

2 – Moscatel, Muscadelle ou Muscadet?


Se você já viu esses nomes, pode ter deduzido que são sinônimos. Os nomes são tão semelhantes que até parece uma pegadinha. Mas não se deixe enganar…


– Moscatel, também conhecida como Muscat ou Moscato, é uma família de uvas, que está entre as mais antigas da história. Tanto as uvas tintas como as brancas desta família são muito aromáticas e são usadas para produzir vinhos de sobremesa e vinhos espumantes.


– Muscadelle é uma das três únicas uvas brancas autorizadas para os vinhos franceses Bordeaux, ao lado do Sauvignon Blanc e da Sémillon. Ela está presente também nos vinhos Sauternes, um dos mais famosos vinhos de sobremesa do mundo.


-Muscadet (mius-ca-dé) não é nome de uva, mas é o nome de um vinho seco, de acidez acentuada e sabor um pouco neutro, produzido com a uva Melon de Bourgone. São vinhos muito frescos e leves, considerados os melhores do mundo para acompanhar frutos do mar. Mas ele também é excelente com sobremesas.

3 – Os chineses são os maiores consumidores de vinho do mundo


Ultrapassando a França e a Itália, os chineses se mostraram os maiores consumidores de vinho tinto do mundo.

Em 2014, os chineses chegaram a consumir 1,86 bilhão de garrafas de vinho tinto, segundo pesquisas publicadas na revista Exame.

Em cinco anos, a China apresentou um aumento de 136% no consumo da bebida. Já o maior país de consumidores per capita do mundo é o Vaticano com consumo médio de 54,26 litros de vinho por pessoa por ano.

4 – Vinho do Porto não é produzido no Porto


É produzido mesmo no Douro. Passou a ser conhecido como Vinho do Porto porque era lá, na região do Porto, que ficava armazenado antes de ser exportado.

5- Nem todo espumante é Champagne


É muito comum ouvirmos algumas pessoas chamando todos os espumantes de Champagne, mas não é bem assim…

Apenas o espumante produzido na província histórica de Champagne, na França, recebe esse nome. Então, anote a regrinha: nem todo espumante é Champagne, mas todo Champagne é um espumante.

curiosidades sobre vinhos

6 – Itália, a maior produtora de vinho do mundo


Pensou que fosse a França? Muita gente pensa que sim, mas a verdade é que há aproximadamente cinco anos, a Itália tem assumido a primeira posição (na verdade, muito, mas muito à frente de qualquer outro país).

7 – Vinho quanto mais velho melhor são exceções


De todo o vinho produzido no mundo apenas 5% deles ficam “melhor com a idade”, os outros 95% precisa ser consumido dentro de 1 ano.


8 – Para produzir 1 garrafa de vinho são necessárias 300 uvas


Sim, uma garrafa de 750ml precisa de mais ou menos 300 uvas!

9 – A expressão “saúde” surgiu na Grécia


Antigamente, na Grécia, o anfitrião tomava o primeiro gole para garantir que o vinho não estava envenenado e logo depois dizia saúde, a partir daí surgiu a expressão.

Mas no mundo há muitas expressões que significam a mesma coisa, como Skol para os vikings, le chaim em hebraico ou cheers em inglês.

10 – O vinho foi descoberto a mais de 7000 anos


As evidências mais antigas de videiras cultivadas foram encontradas na Geórgia, datando de 7000-5000 a.C. e suponha-se que a bebida originalmente foi fermentada por engano.

Gostou de conhecer essas 10 curiosidades sobre vinhos? Então aproveite e compartilhe com seu amigo enófilo, certamente ele vai gostar também!

curiosidades sobre vinhos 3