Sobre Vinhos - 04 de junho, 2021

15 Termos para você saber mais sobre o mundo dos vinhos!

Quem nunca participou de um encontro com amigos apreciadores de vinho e ficou “boiando” com alguns termos usados?! Pensando nisso, preparamos uma lista com 15 termos muito utilizados no mundo dos vinhos para você saber e descomplicar um pouco mais este universo tão especial.

1.Assemblagem, Blend ou Vinho de corte
Os termos acima significam a mesma coisa, porém são usados na frança, Estados Unidos e Brasil, respectivamente. Significa que o vinho foi produzido a partir da junção de dois ou mais tipos de uva, essa união pode variar de dois a quatorze tipos de uva e tem como objetivo tornar o vinho mais rico em sabores e aromas.

2.Buquê
Termo usado para caracterizar o aroma e as características olfativas do vinho.

3.Cepa
É a variedade da uva que com a qual o vinho foi feito, como Merlot, Malbec, Cabernet Suvignon entre outras.

4.Denominação de origem Controlada
Certificação que garante a qualidade e a origem dos vinhos. Denominação de Origem é o nome geográfico de um país, região ou lugar específico que serve para designar um produto que se origina daquele lugar para que sua qualidade e características tenham valor e reconhecimento. Exemplo disso no Brasil é o Vale dos Vinhedos e somente os vinhos feitos ali podem conter esta denominação. Nos rótulos eles aparecem como D.O ou D.O.C seguido do nome da Denominação.

5.Decantação
Nesse processo é usado um recipiente chamado decanter que serve para separar a borra do vinho. Quando o vinho é colocado em um decanter ele entra em contato com o oxigênio exaltando seus sabores e aromas. Este acessório é indispensável quando você consumir vinhos mais velhos.

6.Enólogo
Profissional que trabalha em vinícola e é responsável pela elaboração e vinificação dos vinhos.

7.Sommelier
Profissional responsável por orientar os clientes no restaurante na escolha do rótulo ideal e que melhor harmonizar com a comida. Também é encarregado de administrar a adega e criar a carta de vinhos.

8.Enófilo
É a pessoa que aprecia, entende e estuda sobre vinho. Não é uma profissão.

9.Champenoise
Método Champenoise ou Método Tradicional é o método de produção originado na região de Champagne na França, utilizado na fabricação de espumante e champagnes aonde a segunda fermentação ocorre dentro da garrafa.

10.Charmat
O método Charmat – diferente do Champenoise – a segunda fermentação não ocorre na garrafa e sim em tanques de inox que suportam a pressão da fermentação chamados autoclave, nesses tanques são adicionados açucares e leveduras que atuam no processo. Com esse método é possível monitorar e controlar a temperatura e a quantidade gás carbônico.

11.Sabragem
Método de abrir a garrafa de espumante cortando a rolha junto com o gargalo em um golpe só com uma espada ou sabre. Essa técnica vem de séculos e nasceu com Napoleão Bonaparte que fazia isso após a vitória de batalhas. Hoje existe várias formas de fazer como com facas e até mesmo a base de uma taça.

12.Retrogosto
Termos muito utilizado na hora que vamos comentar sobre as impressões na hora da degustação de um vinho. É o gosto deixado na boca após beber o vinho, pode ser complexo, prolongado, curto, agradável e até mesmo ruim.

13.Taninos
Substância natural e um dos componentes mais importantes do vinho tinto. Os taninos são encontrados nas cascas, sementes e engaços da uva, entregam corpo e estrutura ao vinho e prolongam sua longevidade. Ao paladar causa uma sensação de adstringência e secura na boca. Uma das uvas que possuem mais taninos é o Tannat.

14.Terroir
É um dos termos mais complexos pois envolve todas as etapas de vinificação. É o conjunto de solo, clima, exposição solar e terreno, o terroir é determinante para o caráter e individualidade do vinho.

15.Vindima
Época de colheita da UVA.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o mundo dos vinhos? Então envia esse post para aquele amigo que adora saber mais sobre esse assunto!