Viagens - 28 de maio, 2021

Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves: o que você não pode perder!

Você já ouviu falar do roteiro Caminhos de Pedra, na serra gaúcha de Bento Gonçalves/RS? Uma região cheia de história que resgata e preserva a cultura de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no final do século 18.

Um lugar repleto de vinícolas e paisagens que remetem a lugares na Itália. São muitos roteiros turísticos aonde se destaca o vale dos vinhedos, caminhos de pedra, vinícolas e turismo rural. Nesse post vamos falar sobre as maravilhas e o que você não pode perder nesse passeio!

Sobre a visita ao Caminhos de Pedra

O must have deste caminho são os picnics e a estação perfeita é sem dúvida o outono por causa do visual e do clima. Ao longo da visita você pode ir parando pois irá encontrar vários belvederes.

As construções da época da colonização do final do século 18 ainda estão muito bem preservadas e você pode visitar a maioria delas, muitas foram transformadas em restaurantes, cafés e pousadas. Ao longo do caminho você vai poder ver esse pontos típicos italianos.

Lugares imperdíveis

1. Casa da Ovelha

É a atração perfeita para famílias com crianças. Oferece várias experiências como: amamentar as ovelhas, acompanhar a tosquia e o pastoreio. Além disso você pode degustar os produtos produzido com leite de ovelha.

2. Casa das Cucas Vittacieri

Parada obrigatória para conhecer ou degustar uma cuca deliciosa e tradicional com diversas opções de recheios doces e salgados. O lugar é lindo e também oferece piqueniques.

3. Salumeria e Park Aventura

Em uma construção muito bonita, a Salumeria oferece uma degustação com diversos tipos de salame exclusivos e de qualidade.

Lá você vai encontrar: salame de javali, erva-doce, apimentado, nobres como copas, culatello e sopressa, sem contar o exclusivo bressaola de carne bovina.

Junto à salumeria você encontra ainda um parque de aventuras com muitas atrações que vão agradar toda a família.

4. Benevento Chocolates e Café

Fica praticamente em frente à casa das cucas e também é imperdível principalmente para quem ama um bom chocolate.

O atendimento é excelente e os atendentes dão uma verdadeira aula sobre o processo de produção e qualidade dos seus chocolates, que são feitos da forma mais natural possível.

5. Vinícola Cave Geisse

Mesmo não estando na rota, ela é muito próxima (cerca de 5km). A vinícola foi toda reformulada e está com um espaço lindo para visitação e piquenique (sugerimos fazer reserva antes).

Lá as comidas são ótimas e você pode provar os rótulos no sistema de taças.

6. Garbo Enologia Criativa

Novidade para quem gosta de experiências mais contemporâneas e criativas, a dica é uma parada no Wine Bar Garbo Enologia criativa.

Criado por três amigos enólogos, o passeio oferece vinhos exclusivos criados por eles e também outros rótulos da região.