Sobre Vinhos - 17 de junho, 2021

Catena Zapata Malbec Argentino 2018

Catena Zapata é a primeira vinícola na América a ser lembrada e admirada e a segunda no mundo. Seus vinhos são muito premiados e sua história sempre encanta a todos com a sua especialidade na produção do famoso Malbec.

O Malbec Argentino foi criado por Nicolás Catena Zapata e em sua primeira safra (2004) já conseguiu conquistar 98+ pontos da Wine Advocate(Robert Parker).

A partir da safra 2015, o Malbec Argentino é elaborado com vinhas antigas de dois icônicos vinhedos da família Catena Zapata: Nicasia (1996) e Angélica (1930) aonde cada colheita é feita individualmente quando atinge seu ponto ideal e vinificadas separadamente.

Características do Catena Zapata Malbec Argentino 2018

O Catena Zapata Malbec Argentino 2018 é fermentado em barricas de 225 a 500L de carvalho francês novo por 30 dias e posteriormente é envelhecido por 18 meses em barricas novas de carvalho francês.

Esse vinho é um verdadeiro ícone, e é sem dúvida um dos maiores tintos de Malbec da Argentina. Esse exemplar é um vinho de guarda e a sugestão é que seja guardado de 10 a 40 anos. Seus valores variam de R$ 800 a R$ 1200,00 a garrafa.

A história do rótulo

Além das características marcantes, o Catena Zapata Malbec Argentino também tem uma história bastante peculiar. Em 2015 em uma convenção o vinho, por exemplo, foi apresentado com um novo rótulo que representa a história da uva Malbec.

Criado por Adrianna Catena, desenhado por Rick Shaefer e design feito por Stranger & Stranger o novo rótulo é muito expressivo, uma verdadeira obra de arte na linha do realismo.

O desenho traz quatro figuras femininas que representam e incorporam diferentes marcos na história da casta Malbec, que surgiu na França e atualmente se faz presente na Argentina e na Catena Zapata.

Eleanor da Aquitânia é a primeira mulher que incorpora o nascimento do Malbec e que viveu no século XII na região de Bordeaux, terra da Malbec. Eleanor foi Rainha da Inglaterra e Rainha da França e nunca escondeu sua paixão pelo Malbec.

Ana Mosceta é a segunda mulher, imigrante que imigrou da Itália ainda criança para a Argentina e se casou com Nicola Catena.

Ela simboliza o movimento dos colonos que vieram da Europa para o Novo Mundo (América) trazendo a uva Malbec. As flechas simbolizam o sofrimento que os imigrantes recém-chegados passaram. Juntos, em 1902, Ana e Nicola plantaram os primeiros vinhedos de Malbec em Mendoza.

A terceira mulher com aparência de morte simboliza a filoxera, praga que dizimou as videiras europeias no final do século XIX. Quase todas as videiras morreram, menos a casta Malbec que foi trazida para a Argentina pelos imigrantes.

Adrianna Catena é a quarta e última mulher representando o presente. Ela dá nome ao vinhedo mais famoso da vinícola, foi plantado por Nicolás em Gualtallary com o objetivo de encontrar o local mais interessante para cultivar videiras em Mendoza. Ela simboliza a Bodega Catena Zapata e o renascimento da Malbec no novo mundo.

Conheça a ficha Técnica deste vinho

• 95+ Pontos pela Wine Advocate (Robert Parker)
• Nota na Vivino – 4,2
• Em destaque em Vivino’s 2019 Wine Style Awards: Argentinian Malbec (Safra 2009)
• Teor alcoólico – 14%
• A safra 2018 é um ano premiado para este vinho
• Perfil de sabor – Intenso, com taninos equilibrados, com muita presença de frutas pretas, carvalho, baunilha e chocolate.
• Harmonização – Carnes Vermelha e Aves
• Vinho de guarda – 10 há 40 anos
• Temperatura ideal de consumo – 18 a 20°C

Quer saber mais sobre o rótulo e sobre a história do Catena Zapata Malbec Argentino 2018? Assista ao vídeo no YouTube no canal oficial da Catena Zapata.

Fonte: Catena Zapata