Culinária - 14 de abril, 2021

Dia do Café: curiosidades e métodos de preparo desta bebida milenar

No Dia do Café, uma das bebidas mais amadas do mundo, separamos pra você métodos de preparo e curiosidades que merecem ser apreciadas!


Em nosso site temos uma coleção de produtos personalizados para tornar esse momento do café ainda mais especial clique aqui e confira!

Algumas curiosidades sobre o café


– Surgiu na Etiópia, o país que é o quinto maior produtor de café do mundo;
– O país que mais consome café é a Finlândia (12 kg por habitante ao ano);
– O maior produtor de café é o Brasil;
É a segunda bebida mais consumida no mundo perdendo apenas para a água;
– O café turco é patrimônio da Humanidade e bem imaterial tombado pela UNESCO;
– É a segunda matéria-prima mais comercializada no mundo.

Foto de Nathan Dumlao no Unsplash


Métodos para preparar o café


Confira alguns métodos de preparo de café para você se inspirar e preparar o seu: do Dia do Café para todos os outros dias do ano!


1 – Prensa Francesa

Prensa francesa ou French press utiliza o método de infusão e filtragem. A filtragem ocorre por um tela fina de metal que faz a separação do café e da água ao pressionar o êmbolo. A moagem do café precisa ser mais grossa para o café não ultrapassar o filtro.

O café feito por esse método é mais encorpado e aromático, pois mantém os óleos e gorduras presentes no grão.

2 – Cafeteira Italina ou Moka

Esse método de preparo foi criado por Alfonso Bialetti em 1933. É uma cafeteira de pressão que prepara o café por meio de vapor de água.

Ela possui dois compartimentos e o pó de café fica comprimido entre esses dois compartimentos em uma peça de metal com vários furos, a água é colocada na parte de baixo e quando ferve passa pelo café e sobe enchendo o outro compartimento.

A moagem desse pó precisa ser média e assim que a água entrar em ebulição está na hora de tirar do fogo para não queimar.

3 – Coado


– Pano: Um dos método mais utilizados no Brasil, é bem fácil e simples. O coador é um pano de algodão colocado em uma estrutura de metal, você adiciona a quantidade de café necessária e derrama a água por cima do café fazendo movimentos circulares.

A moagem do café é indicada que seja mais fina. O resultado é sempre um café cremoso, suave e adocicado.

Chemex: Um dos processos mais limpo e sem resíduos que existem. Em um vidro envolto por um anel de madeira e um cordão de couro que se parece com uma ampulheta é inserido um filtro de papel com tripla camada que absorve os óleos do café tornando a bebida mais limpa e pura.

Seu Design é tão interessante que uma peça está exposta no Museu de Arte Moderna de Nova York.


4 – Hario V60

Método criado no Japão em 2005, seu formato é muito parecido com o coador Melitta, mas possuem algumas diferenças importantes para o preparo do seu café.

O Hario V60 é feito em cerâmica ou vidro para manter a temperatura da água elevada por mais tempo e o seu coador é de papel, também contém linhas em espiral para o líquido descer mais rápido e diminuir o contato da água com o pó. É um processo delicado e a água precisa ser adicionada aos poucos, nunca toda de uma vez só.

5 – Expresso

Um dos métodos mais famosos e consumido no mundo é o famoso expresso, considerado o modo que mais ressalta o sabor e aroma do café.

Ele é extraído em uma máquina de expresso com pressão de 9 atmosferas (atm) e temperatura de 90º C num tempo que varia de 25 a 30 segundos, estas são as condições para a obtenção de um café expresso de alta qualidade. É ideal que o grão seja moído na hora e comprimido de forma correta aonde passa a água.

Dia do café 1
Fotos autorais

6– Aeropress

Um dos métodos de preparo mais recentes, criado em 2005 por um inventor de brinquedos, é um processo prático e inovador que faz o maior sucesso entre os amantes da bebida.

É uma cafeteira de plástico leve e prática que se encaixa na xícara e prepara o café em menos de 1 minuto.

Ela funciona como uma seringa, você só precisa encaixar as peças, escaldar o filtro de papel em água quente antes de utilizar, colocar em uma xícara e empurrar o embolo.  O resultado é um café com sabores marcantes e bem encorpado.

Mas essa técnica deixa a pessoa livre para descobrir sua própria maneira e preparar o café no seu gosto.

7 – Café Turco

O café turco é cheio de história e tradição, é um dos métodos de preparo mais antigos do mundo e a sua forma de preparo é diferenciada, pois o pó do café é fervido junto com a água e não filtrado como os demais.

Os grãos precisam ser moídos a nível extra-fino (café pulverizado) e precisa de uma panelinha de latão específica chamada Ibriq ou Ibrik para fazer o preparo dessa bebida extremamente encorpada.

É comum serem adicionadas especiarias como canela, anis e cardamomo gerando um aroma e sabor intenso e adocicado. Esse processo é tão cultural e especial que se tornou patrimônio da Humanidade e bem imaterial tombado pela UNESCO.

8 – Cold Brew ou café gelado

É uma técnica de extração do café com água fria. Em um recipiente que possa ser bem vedado adicione o pó de café e depois complete com água fria, vede o recipiente e deixe em repouso de 12 a 24 horas na geladeira.

Depois desse tempo é só tirar coar e está pronto o seu café gelado. Você pode preparar ele com leite ou beber puro com gelo. Esse método precisa de um pó com a moagem grossa.

Essas são algumas dicas que separamos para tornar o Dia do Café ainda mais especial, mas você pode usar a criatividade e experimentar outras formas achando a sua harmonização perfeita. Só não se esqueça de sempre escolher cafés de boa qualidade para sua experiência ser ainda melhor.

Dia do café 2
Fotos de Nathan Dumlao no Unsplash