Culinária - 24 de junho, 2021

Deu Match: 10 Diferentes tipos de queijos e suas combinações

Inverno super combina com queijos e vinhos! Pensando nisso, preparamos um post completo com 10 diferentes tipos de queijos e suas combinações para você preparar uma noite incrível e cheia de sabores.

Em busca de combinações perfeitas e harmonizações que fazem a diferença na hora de escolher o que comprar? Encontre todas as respostas aqui!

1. Gorgonzola

O Gorgonzola é um queijo azul italiano e o terceiro queijo mais consumido no mundo, possui aromas e sabores mais fortes e marcantes.

Os queijos azuis têm como característica a presença de fungos específicos na sua produção que dão a forma e o sabor característico do Gorgonzola.

Pode ser usado em molhos para carnes e massas e em tábuas de frios em cubos. A sua combinação perfeita é com damasco e figo. Ele harmoniza muito bem com champagnes e vinhos brancos.

2. Roquefort

Também é um queijo azul e muito parecido com o Gorgonzola, porém o Roquefort é de origem francesa e produzido com leite de ovelha.

Durante seu período de maturação é invejado fungos que deixam seu sabor mais forte e marcante. É consumido em molhos, pedaços e saladas, combina muito com damasco, nozes e frutas.

Harmoniza muito bem com champagnes e vinhos brancos.

3. Mozzarella de Búfala

Queijo de origem italiana e produzido com leite de búfala. É um queijo suave com gosto adocicado, você encontra ele em diferentes formatos.

É um ótimo queijo para compor em saladas e vai muito bem com tomates e pesto de manjericão. Harmoniza com vinho branco, rosé e espumante moscatel.

4. Brie

Queijo de origem francesa produzido com leite de vaca, é um queijo com casca aveludada e pasta mole com sabor suave.

É conhecido como o “Rei dos Queijos” pois foi escolhido como o queijo mais saboroso por Reis e Rainhas no congresso de Viena em 1814.

Sua combinação perfeita é acompanhado de geleias, mel, peras e maças. Harmoniza com vinhos brancos, tintos e espumante.

5. Camembert

Muito semelhante e derivado do queijo brie, possui a mesma textura e aparência. Também surgiu na França, porém na região de Normandia. A principal diferença é seu tempo de maturação e o sabor um pouco mais intenso.

Combina com pães, frutas, torradas e geleias. Harmoniza com vinhos brancos, tintos e espumante.

diferentes tipos de queijos - camembert

6. Provolone

Queijo de origem italiana produzido com leite de vaca, é um queijo mais duro com uma casca bem fina e amarelada, tem sabor intenso e picante.

O provolone defumado é o mais típico a ser encontrado e em forma de cilindro. Pode ser feito em chips, adicionado a saladas, no fondue, pizza, tortas, recheios, molhos e como aperitivo.

Também é um queijo típico para receitas de pimentões recheados, você pode encontrar o provolone no formato de bolinhas que são assadas na Provolera uma forma projetada para derreter o queijo. Harmoniza com vinhos tintos com pouco tanino.

7. Parmesão

Um dos queijos mais populares e consumidos no mundo inteiro. De origem italiana e de denominação de origem controlada conhecido como Parmigiano-Reggiano.

É um queijo duro com sabor e aroma fortes, possui um longo tempo de maturação. Suas formas mais consumidas são em pedaços, ralado, em molhos e massas.

São perfeitos para serem consumidos com geleias de pimenta e mel. Harmoniza com vinhos tinto bem encorpados e envelhecidos com bastante tanino.

8. Emmenthal

Queijo suíço produzido com leite de vaca alimentada com pastagem natural, é um queijo com sabor suave e adocicado.

Ele é um queijo cheio de furos que surgem por ação de bactérias que produzem gás carbônico durante a maturação.

Por ser um queijo suave pode ser consumido puro, em tábuas de frios e utilizado em sanduíches, molhos, omeletes e fondues. Harmoniza com vinhos tintos como carménère e merlot.

9. Gruyére

É um queijo duro de origem suíça produzido com leite de vaca, muito parecido com o Emmenthal. Também possui furos, porém seu sabor é mais intenso e frutado.

Combina com frutas, tábuas de frios e é o queijo utilizado no fondue. Harmoniza com vinhos tintos e brancos.

10. Gouda

Originário da Holanda de uma cidade que possui o mesmo nome o Gouda é um queijo duro/semiduro e um dos queijos mais consumidos no mundo.

Quanto maior o seu tempo de maturação mais intenso fica o seu sabor. Pode ser consumido ralado, fatiado ou em tábuas de frios, e também pode ser utilizado em molhos e sobremesas. Harmoniza com cervejas e vinhos tinto.

diferentes tipos de queijos - gouda

Gostou de conhecer esses 10 diferentes tipos de queijos e suas combinações? Aproveite para conferir também o nosso post sobre “10 Curiosidades sobre o mundo dos vinhos“.