Culinária - 06 de maio, 2021

Modelos de facas: entenda para que serve cada um

Um dos utensílios mais importantes na hora de cozinhar são as facas, e uma boa faca além de dar segurança facilita a vida de quem está cozinhando na hora de cortar, preparar e separar os alimentos.

Sabemos que existem vários modelos de facas e saber para que serve cada um vai te ajudar a escolher o mais adequado, dando mais agilidade na cozinha.

Preparamos para você um conteúdo com algumas das facas mais utilizadas na cozinha e para que cada uma serve.

1 – Faca do Chef

A faca do chef desempenha várias funções como cortar, picar, descascar e até mesmo filetar os alimentos. Essa é a faca que todo mundo precisa ter em casa, ela é versátil e polivalente e é ideal para o dia a dia pois ela serve para cortar todos os tipos de alimentos.

Ela é uma faca com a ponta ligeiramente curvada e com cerca de 20 a 30 cm. Uma faca do chef de qualidade é o sonho de qualquer cozinheiro.

2 – Faca para Legumes e Frutas

Também é uma faca multiuso, mas bem menor que a faca do chef, sua anatomia ajuda a descascar rápido e com menor risco de se cortar.

Ela possui a ponta mais pontiaguda e seu tamanho varia 6 a 12 cm. Ela é ideal para picar e descascar alimentos menores como frutas, legumes e temperos, ela também auxilia na remoção de partes indesejadas, sementes além de esculpir e tornear os alimentos.

3 – Faca Santoku

A faca Santoku é uma faca bem afiada de formato asiático de uso geral e origem Japonesa, Santoku significa “três virtudes” ou “três usos” que se refere ao picar, cortar e fatiar, ela é ótima para o preparo de peixes, carnes e vegetais.

Ela é uma faca mais leve e mais fina que a do chef e na lâmina possui depressões que facilitam ainda mais o corte e não deixam o alimento se grudar.

4 – Faca para Churrasco

A faca para churrasco pode ser a do chef a de desossar ou o cutelo, desde que sejam bem afiadas e com um cabo que de firmeza e precisão.

Na hora de preparar o churrasco várias delas podem ser utilizadas, a faca campeira é a mais usada durante o processo de preparação da carne e para comer e cortar a faca prato tradicional serrilhada é a ideal e mais utilizada.

modelos de facas 1

5 – Faca para Pão

Faca para serrar ou faca de pão é mais uma das facas indispensáveis na cozinha, seu fio serrilhado corta o pão com firmeza sem amassar, também serve para fazer fatias finas em peças de frios como presunto.

É uma faca grande e quanto maior melhor ela não tem ponta e mede de 20 a 35cm, ela não pode ser afiada mas se bem cuidar pode durar anos.

6 – Faca para Tomate

Faca microsserrilhada de aço inox que permite cortar a pele do tomate sem amassá-lo por dentro, é uma faca super prática para o dia a dia. Sua ponta é extremamente fina e levemente curvada, seu tamanho varia 12 a 15 cm.

7 – Faca para Queijos

A faca para queijos possui um formato bem específico, sua lâmina possui furos que criam um vácuo na hora de cortar o queijo fazendo com que a fatia não se grude na lâmina e na ponta possui dentes para espetar e servir.

modelos de facas 2

8 – Cutelo

Com lâmina espessa e pesada o cutelo é utilizado para cortar e separar ossos, com certeza não é o tipo de faca que você encontra com frequência nas cozinhas.

Possui o corte firme e preciso ideal para quebrar ossos, também pode ser utilizado para fatiar e cortar legumes, frutas e ervas a julienne.

9 – Faca para Desossar e Filetar

A faca desossar e filetar tem a lâmina longa, fina e pontiaguda para alcançar lugares de difícil acesso facilitando o processo da desossa.

É a faca ideal para separar a carne dos ossos, sua curvatura oferece maior controle e precisão, sua ponta rígida, facilita a remoção de nervos e gorduras e o fio liso fileta o alimento com muita precisão.

Pedra e Chaira

Por melhor que seja a faca com o tempo elas vão perdendo o fio, isso é inevitável, por isso é preciso ter alguns utensílios como uma pedra ou uma chaira de aço inox para afiar a sua faca quando for necessário.

O ideal é sempre antes de utilizar a faca dar umas duas a três passadas na chaira a pedra você utiliza apenas quando a chaira não fizer mais efeito pois a pedra desgasta a faca.

Dicas de conservação para suas facas


Para manter o fio por mais tempo guarde elas separadas dos outros utensílios, cortar sempre sobre uma tábua de madeira, bambu ou resina para manter o gume afiado por mais tempo.

Não deixar as facas soltas na gaveta porque elas se batem umas nas outras fazendo perder o poder do corte, guarde-as em organizadores, bloco, pendurada numa barra magnética ou guardadas em uma bainha.

modelos de facas 3

Agora conta para a gente nos comentários: qual desses modelos de facas já fazem parte do seu dia a dia?