Culinária, Sobre Vinhos - 11 de março, 2020

5 Passos para montar uma Tábua de Queijos

Se você ama receber, mas não é expert na cozinha, uma ótima opção é uma bela tábua de queijos. Bem montada ela substitui a altura qualquer jantar, com certeza você fará bonito e surpreenderá seus convidados.

Antes das dicas efetivamente você precisa planejar!

Separe as tábuas baseadas no número de pessoas que irá receber. Diversifique os formatos, use tábuas redondas, retangulares e até petisqueiras. Misturando os estilos, você deixará sua noite de queijos e vinhos ainda mais especial.

Então vamos lá:

# 1 – Escolha os queijos. sugerimos pelo menos 03 tipos:

01 queijo cremoso:  Brie ou Camembert

01 queijo médio: Gorgonzola ou Gouda

01 queijo duro: Parmesão, Pecorino ou Grana Padano.

Escolha também uma geleia gourmet a base de pimenta (se você gostar) ou mel para acompanhar os queijos.

# 2 – Defina um ou dois embutidos: é requintado oferecer um presunto parma, mas fica delicioso oferecer uma copa light (que tem menos gordura) ou até um salame italiano.

# 3 – Escolha um carboidrato: sugerimos os pães mais rústicos como o italiano, mas é sempre bom ter entre eles uma opção gluten free como um snack de arroz, caso você tenha um convidado com restrição a glúten. Outra possibilidade é fazer bruschettas clássicas de tomate e manjericão, acompanham muito bem.

# 4 – Selecione frutas secas e oleaginosas: elas dão cor e sabor a qualquer tábua de queijos. Adoramos os damascos e tâmaras. Além disso, castanhas de caju, pará e pistaches.

# 5 – Outros itens interessantes: fica delicioso colocar tomates cereja, azeitonas, além de pestos e patês, que você poderá fazer ou comprar pronto. Existem excelentes opções disponíveis em lojas especializadas.

DICA EXTRA: Não esqueça de separar uma faca para queijo e utilize alguns acessórios para dar um toque especial a sua tábua, como os identificadores de queijo e espátulas personalizadas.

DICA DE HARMONIZAÇÃO: Acompanham muito bem os espumantes brut ou os vinhos tintos mais leves, como os das uvas merlot e malbec.

Nossa, já estou desejando… comemore sempre que puder, saúde!


Para conhecer algumas opções de tábuas e acessórios para surpreender na sua próxima mesa de queijos, acesse: www.mundowine.com.br