Sobre Vinhos - 25 de janeiro, 2022

Temperatura de serviço do vinho: você sabe o que é isso?

Anteriormente abordamos aqui sobre a temperatura de armazenamento do vinho, assunto de suma importância para que, depois de adquirirmos um vinho, tenhamos a certeza de que ele estará apto para o consumo meses ou anos depois, a depender da situação.

Pois bem, hoje vamos tratar sobre a temperatura de serviço, ou seja, a temperatura ideal para que cada tipo de vinho seja consumido.

Importante ressaltar que não se tratam de regras estáticas, imutáveis, tendo em vista que você deve beber o vinho da forma que mais lhe agradar.

Contudo, são orientações que farão com que consigamos aproveitar essa bebida tão mágica em sua totalidade, aproveitando ao máximo os aromas e sabores que ela nos proporciona.

O que passo aqui para vocês é um pouco do que aprendi estudando e sobretudo experimentando, que é a melhor forma de se aprender.

Mito sobre a temperatura do vinho

Você já teve ter ouvido alguém dizer que os vinhos, sobretudo os tintos, devem ser bebidos a temperatura ambiente, não é mesmo?

Pois é, essa é uma afirmação que temos que esquecer, já que a temperatura ambiente é diferente aqui e no Canadá, por exemplo.

Esse mito sobre a questão da temperatura surgiu em países de clima ameno à frio, com termômetros na média dos 15 a 16°C, e acabou se difundindo mundo afora como se fosse uma realidade universal, mas não é.

Será que seria agradável beber um vinho à temperatura ambiente, na beira da praia, com calor próximo dos 40°C?

Ou beber um vinho à temperatura de -20°C no inverno da Noruega? Com certeza seria extremamente desagradável em ambas as situações.

Por que observar a temperatura de serviço do vinho é importante?

O vinho servido a uma temperatura muito alta vai ressaltar o álcool, fazendo com que ele evapore com mais facilidade e, bem assim, tornando mais perceptível a sua presença na bebida.

Então, se ao beber o vinho lhe parecer extremamente alcoólico é porque muito provavelmente a temperatura de serviço do vinho não esteja adequada.

E o mais importante é que o fato de sentirmos o álcool em excesso, vai acabar mascarando os aromas tão desejáveis e que tornam nossa experiência tão rica e apaixonante.

Ah, também em relação aos aromas, se a bebida estiver muito gelada acabará escondendo os aromas do vinho, prejudicando nossas experiência.

Taninos

Especificamente em relação aos vinhos tintos, nos quais há a presença dos taninos, que nos deixam com aquela sensação de boca seca, como ao comer uma banana verde, a temperatura baixa potencializa a carga tânica, o que pode tornar nossa degustação bem desagradável.

Então, devemos ter atenção especial na hora de degustação, porque nem todos os vinhos podem ser bebidos à temperatura de adega, ou seja, na temperatura que o armazenamos.

A temperatura de serviço de cada tipo de vinho

Pois bem, chegou a hora de especificarmos a temperatura ideal para degustarmos cada tipo de vinho.

Os vinhos brancos, que são mais leves, com aromas geralmente mais delicados, devem ser degustados a uma temperatura mais baixa.

Para brancos leves, como um Sauvignon Blanc, por exemplo, o ideal é entre 6 a 8°C. Já os brancos mais encorpados, como um Chardonnay, especialmente com passagem por barricas de carvalho, a temperatura de serviço do vinho fica entre 10 e 12°C.

Os vinhos rosés, para serem melhor aproveitados em seus aromas, devem ser servidos entre 8 e 12°C, já que possuem um pouco mais de estrutura que boa parte dos brancos. Mas há quem prefira um rosé bem geladinho, na beira de piscina, não é mesmo?

Já os vinhos tintos, devem ser servidos a temperaturas um pouco mais elevadas para não realçarem os taninos. A temperatura de serviço vai subindo de acordo com o corpo do vinho, dos mais leves aos mais encorpados, variando entre 12 e 18°C.

E os espumantes? Esses devem ser servidos bem geladinhos e há quem prefira o espumante “trincando” de gelado. Mas há que se ter cuidado!

O espumante servido gelado demais, dificultará a apreciação dos aromas e poderá deixar um amargor ao final que não desejamos experimentar.

Por outro lado, se servido muito quente, o gás carbônico se desprende com maior rapidez, diminuindo as maravilhosas borbulhas e retirando o frescor da bebida.

Assim, a temperatura de serviço dos espumantes deve ficar entre 6 e 9°, apenas podendo subir um pouco, cerca de um ou dois graus, para os mais gastronômicos, com mais corpo e passagem por barricas de carvalho.

Resumindo e simplificando, temos então o seguinte:

  • Vinhos Espumantes: de 6 a 9°C
  • Vinhos Brancos: 6 a 12°C
  • Vinhos Rosés: de 8 a 12°C
  • Vinhos Tintos: 12 a 18°C

Mas nunca esquecendo que a experiência com o vinho é muito particular e deve lhe agradar no momento da degustação.

Preciso ter um termômetro para medir a temperatura?

Existem no mercado alguns tipos de termômetros, tanto para serem usados externamente como para colocar no interior da bebida após aberta.

Eu, particularmente, não gosto de nenhuma das duas opções. Prefiro ir aprendendo com a experiência, descobrindo aos poucos como deixar a bebida na temperatura adequada, seja na adega, geladeira ou balde de gelo.

Sem grandes rigorismos, mas aproveitando cada momento, desde a escolha do vinho até a degustação dessa bebida única, sempre em boa companhia.

Grande abraço e boa degustação!

Sobre vinhos assinatura Heldo