Sobre Vinhos - 05 de outubro, 2021

Temperatura do vinho: você já pensou em como ela é importante para o armazenamento?

Quando falamos em temperatura do vinho, há dois enfoques que precisam ser abordados: temperatura de armazenamento e temperatura de serviço. 

Hoje vamos abordar a primeira delas, para entendermos um pouco melhor como armazenar o vinho que temos em casa.

Temperatura de armazenamento do vinho

Quando compramos um vinho podemos ter a intenção de bebê-lo em seguida, presentear alguém ou de guardá-lo para alguma ocasião especial, não é mesmo?

Pois bem, se sua opção é armazenar o vinho, seja por pouco tempo, ou mesmo por um longo período, no caso dos vinhos de guarda, há alguns cuidados que precisam ser observados. 

Temperatura de adega

Além de precisarmos armazená-los em um lugar ao abrigo da luz e que não tenha excesso de umidade, longe de odores fortes, é muito importante que a temperatura seja adequada.

Com algumas pequenas variações nas opiniões entre enólogos, sommeliers e demais estudiosos do assunto, a temperatura ideal para o armazenamento dos vinhos de um modo geral, seja branco, tinto ou espumante, é de 10°C a 14°C. 

É o que se chama de temperatura de adega.

Temperaturas muito altas aceleram o processo de envelhecimento do vinho. Ao contrário, temperaturas muito baixas fazem com que a rolha resseque, perdendo a sua elasticidade, o que fará com que entre oxigênio no interior da garrafa, iniciando o processo de oxidação da bebida

Por isso, muito cuidado com os vinhos brancos, que não devem ser armazenados na geladeira por muito tempo. O ideal, é mantê-los e lugar fresco mas ir à geladeira apenas quando tivermos intenção de degustá-lo em curto espaço de tempo.

Essa temperatura de adega que referi acima, é claro, se aplica para o caso de estarmos armazenando todos os tipos de vinho no mesmo lugar. Hoje existem no mercado diversos tipos de adegas climatizadas, que permitem regular a temperatura e permitir que tenhamos um controle maior, a depender do tipo de vinho que estamos armazenando.

Para uma situação como essa, a temperatura de armazenamento varia de acordo com o tipo de vinho:

  • Espumantes: 4°C a 10°C
  • Vinhos Brancos: 6°C a 12°C
  • Vinho Tinto Leve: 12°C a 15°C
  • Vinho Tinto Encorpado: 16°C a 18°C

Cuidado com a oscilação de temperatura

Mas o mais importante de tudo é que o vinho não sofra oscilação de temperatura. Assim, para armazenar os vinhos em nossa casa, mesmo que de uma forma bem simples, como embaixo da escada, dentro de um armário, ou mesmo mantê-los nas caixas em que são adquiridos, é necessário encontrarmos um local em que a temperatura se mantenha mais ou menos constante. 

A incidência direta de luz solar durante o dia também deve ser evitada, isso vai ajudar a conservar nosso vinho em plenas condições de ser degustado no momento que desejarmos.

Em breve, abordaremos aqui a temperatura ideal para degustarmos cada tipo de vinho.

Grande abraço e até mais!

Sobre vinhos assinatura Heldo