Espumante, Inspirações MW - 08 de fevereiro, 2022

5 ERROS NA HORA DE BEBER ESPUMANTE

Apreciar um bom espumante não requer mais do que o desejo de fazê-lo. E nós brasileiros temos belos exemplares produzidos especialmente na Serra Gaúcha (aliás, não esqueça de fazer uma parada em nosso artigo sobre vinhos também! Aqui tem uma série de exemplares produzidos por lá).

Coloque seu espumante para gelar e venha descobrir os 5 erros que deve evitar para deixar sua experiência de degustação ainda mais completa e especial!

1 – NÃO ESTOURE A ROLHA

Deixe para estourar a rolha apenas em ocasiões especiais. Esse jeito de abrir o espumante acaba desperdiçando o líquido além de você perder muita da perlage (bolhas) e correr o risco de machucar alguém.

O correto é você abrir vagarosamente, primeiro solte a gaiola de arame, segure a rolha com o dedão para evitar que ela escape e com a outra mão gire devagar a garrafa. Dessa maneira a rolha vai sair sem causar uma explosão. Quanto mais silenciosa for a abertura, melhor!

2 – NÃO AGITE A GARRAFA

Quando você agita a garrafa ao abrir, a pressão fará com que metade do espumante suba. Além de você perder grande parte da perlage (bolhas), você vai desperdiçar este líquido precioso.

3 – USE A TAÇA ADEQUADA

A mais conhecida é a flute (alta e fina) mas há quem defenda o uso das do tipo tulipa (leva este nome porque lembra a flor) que tem a base pequena, o corpo médio (maior que as flute) e a boca mais fechada.

sugestões de apresentação para espumante

4 – NÃO INCLINE A TAÇA

Um dos erros mais polêmicos é sobre inclinar ou não a taça na hora de servir o espumante. A explicação é que quando servimos o espumante com a taça inclinada a bebida tem uma maior área de contato com a lateral da taça e isso faz com que a perlage se dissipe muito mais.

O recomendado é que o espumante seja servido com a taça apoiada sobre alguma superfície.

5 – CHAMAR ESPUMANTE DE CHAMPAGNE

Champagne é uma bebida com DOC – Dominação de Origem controlada. Portanto, só podemos chamar de Champagne as bebidas que são produzidas em uma região específica da França chamada de Champagne que, aliás, deu origem a essa bebida.

Além da região, o Champagne que possui um processo de fabricação exclusivo e próprio desta região. Isso vale também, por exemplo para o Proseco (Itália) e a Cava (Espanha).

Seja qual for a sua escolha, sempre lembre que o melhor espumante é aquele que agrada seu paladar. Com muito ou pouco conhecimento, se aventurar neste universo de degustar nossas bebidas e compartilhar momentos com os amigos é bom demais. Saúde e até o próximo post!